domingo, 30 de maio de 2010

GABARITO - AVALIAÇÃO DE FÍSICA - 1ºs Anos

Respostas

1. Funções horárias dos móveis:
S = So + vt

SA = 20 + 5t
SB = 90 + 3t

No instante do encontro:

SA = SB (mesma posição)
20 + 5t = 90 + 3t
5t - 3t = 90 – 20
2t = 70
t = 35s

Posição do encontro (utilize qualquer uma das funções):

SA = 20 + 5 t
SA = 20 + 5.35
SA = 195 m

2. A equação horária do M.U. é S = S0 + V t
Compare com a do exemplo : S = 20 + 5 t

a) note que So = 20 m e V = 5 m/s
b) Como V = 5 m/s o movimento é progressivo
c) Queremos saber a posição S = ?

No instante t = 5s
Como S = 20 + 5t S = 20 + 5 . 5
S = 20 + 25
S = 45 m

3. No início é fácil concluir que S0 = 50 m . A velocidade móvel é V = - 25 m/s. O sinal (-) é porque o móvel caminha contra a orientação da trajetória.

a) S = S 0 + V t
S = 50 + (-25) t

Sendo assim a função horária será : S = 50 - 25 t

b) A origem das posições é ( S = 0 ). Queremos o instante t que isso ocorre t =? S = 50 - 25 t
0 = 50 - 25 t
25 t = 50
t = 50/25
t = 2 s

4. S = SO + Vt , Para t = 5s, temos
S= 6 + 20 .5
S= 6 + 100S = 106 m

5.
a) Comparando a equação dada com S = S0 + v.t, percebemos que S0 = 100 m, v = 20 m/s e o movimento é progressivo, pois a velocidade é positiva.
b) Substituindo t = 10 s na equação horária: S = 100 + 20.10, logo S = 300 m.
c) Substituindo S = 400 m na equação horária: 400 = 100 + 20.t, logo t = 15 s

AVALIAÇÃO DE FÍSICA - 1ºs Anos

AVALIAÇÃO DE FÍSICA


1.Consideremos A e B pontos materiais, em movimento uniforme, com velocidades escalares de módulos respectivamente iguais a 5m/s e 3m/s. A situação representada na figura corresponde ao instante t = 0. Determine o instante e a posição em que A e B se encontram.
_____A____________B___
20 m 90 m

2.Um movimento uniforme é descrito por S = 20 + 5 t (SI). Determine:
a) o espaço inicial e a velocidade; b) se o movimento é progressivo ou retrógrado; c) a posição do móvel no instante 5 s.

3.Um móvel passa pela posição 50m no instante inicial e caminha contra a orientação da trajetória. Sua velocidade escalar é constante e igual a 25 m/s. Determine: a) A sua função horária; b) O instante em que o móvel passa pela origem das posições.

4.Um carro passa pela posição 6 m com velocidade constante e igual a 20 m/s. Qual sua posição depois de passados 5 segundos?

5.Um automóvel em movimento retilíneo e uniforme obedece a equação horária S = 100 + 20.t, em unidades do S.I. Determine:

a) A posição inicial, a velocidade e classifique o movimento.
b) A posição no instante t = 10 s.
c) O instante em que o automóvel passa pela posição S = 400 m.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

1º s Anos Movimento Retardado

Movimento Retardado

Esse movimento pode ser considerado contrário ao movimento acelerado, pois quando um corpo move-se cada vez mais lentamente, ou seja, o módulo da velocidade escalar instantânea é decrescente, seu movimento será retardado. Podemos perceber esse movimento quando um automóvel perde velocidade.


Um movimento é retardado quando o módulo da velocidade escalar instantânea é sempre decrescente com o passar do tempo.

1ºs Anos - Movimento Acelerado

Movimento Acelerado

Para um corpo estar em movimento variado é necessário que sua velocidade escalar instantânea varie no decorrer do tempo. Agora se em certo intervalo de tempo o corpo aumenta a sua velocidade, ou seja, o módulo da sua velocidade escalar instantânea for sempre crescente, seu movimento variado será acelerado.Podemos perceber esse movimento quando um automóvel perde velocidade

Um movimento é acelerado quando o módulo da velocidade escalar instantânea é sempre crescente com o passar do tempo.

Para os 1ºs Anos - Lista de Exercício Aceleração Média

1) Um veiculo aumenta sua velocidade de 15 m/s para 20 m/s num intervalo de tempo de 10 s .Nesse intervalo de tempo, qual foi sua aceleração média?
2) um rapidíssimo atleta olímpico, numa corrida de 100 m rasos, partindo do repouso (vo= 0) atinge 5 s, a velocidade v=10 m/s. Determine a aceleração escalar média nesses primeiros 5s de corrida.
3) Em 4 s, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a aceleração média?
4) Ao decolar, um avião leva 20 s para atingir uma velocidade de 60 m/s. Calcule o valor de sua aceleração.
5) Um automóvel desloca-se durante 5 s com aceleração média de 2 metros por segundo ao quadrado. Sabendo-se que sua velocidade inicial é de 4 m/s, encontre sua velocidade final
6) Um móvel parte com velocidade de 10 m/s e atinge 40 m/s, descolando-se com aceleração média de 5 metros por segundo ao quadrado. Qual é o tempo transcorrido no percurso?
7) O guepardo´é capaz de alcançar a velocidade de 72 km/h em 2 s. Qual a aceleração do guepardo em metros por segundo ao quadrado?
8) Um foguete espacial pode atingir 600 m/s depois de 20 s do lançamento. Qual a aceleração média do foguete?
9) Uma motocicleta que vinha a 20 m/s levou 10s para parar. Calcule a aceleração.
10) Um carro teve que reduzir sua velocidade de 20 m/s a 14m/s para passar por um radar eletrônico. O tempo total gasto para esta redução foi de 2s. Qual a aceleração do carro?
11) Qual a diferença entre movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado?
12) Partindo do repouso, quanto tempo um carro leva para atingir a velocidade de 40 m/s com aceleração constante de 2 metros por segundo ao quadrado?
13) Um passáro que , em 3 s altera sua velocidade escalar de 2m/s para 11 m/s tem qual aceleração escalar média?
14) Matematicamente, diz-se que, nos movimentos acelerados, o módulo da velocidade aumenta, enquanto nos retardados , o módulo diminui. A seguir, as tabelas a baixo expressão alguns exemplos. Calcule em cada uma delas a aceleração média e identifique o tipo de movimento:
a) V ( m/s)
t ( s)

b) V ( m/s)
t (s)

c) V ( m/s)
t (s)

d) v(m/s)
t (s)

sábado, 15 de maio de 2010

Cálculo da Aceleração Média de um Móvel

Aceleração Média de um Móvel - 1°s Anos

Aceleração Escalar

Introdução

Se observarmos com bastante atenção os movimentos de nosso cotidiano, vamos perceber que é praticamente impossível que um automóvel mantenha a sua velocidade constante, pois até mesmo para realizar as atividades do dia-a-dia muda-se a velocidade.

Aceleração é a taxa de variação da velocidade, ou seja, é a rapidez com que a velocidade muda.

Imagine um motorista de ônibus que está a uma velocidade de 30 km/h e de repente pisa no acelerador fazendo com que a velocidade do automóvel chegue a 70 km/h em um tempo de 10 segundos. Observando tal situação podemos dizer que o ônibus variou 40 km/h em 10 segundos ou ainda melhor, podemos dizer que variou 4 km/h a cada segundo.

Aceleração escalar média

É a grandeza física que representa a variação da velocidade escalar por unidade de tempo. Representada por am podemos escrever matematicamente da seguinte maneira:

Onde ΔV é a diferença de velocidades, ΔV = V2 – V1, e Δt é a variação de tempo, Δt = t2 – t1.

A unidade de medida é obtida através das unidades das grandezas utilizadas na determinação da aceleração média, velocidade e tempo. No Sistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de velocidade é o metro por segundo (m/s) e o tempo é dado em segundos (s), assim a unidade de aceleração média no SI é m/s2. ( metros por segundo ao quadrado)


Aceleração: caracteriza-se na intensidade com que uma velocidade aumenta ou diminui

Movimento Acelerado: quando a velocidade aumenta, pois recebe uma aceleração (positiva)

Movimento retardado: quando a velocidade diminui, pois recebe uma desaceleração , está freando, parando (negativa)

O que significa o sinal negativo na velocidade? SENTIDO CONTRÁRIO
O que significa o sinal negativo na aceleração? FREAGEM, MOVIMENTO RETARDARDO.

Avaliação de Recuperação – Física 1° Bimestre

Nome:_____________________________N°______ Série_______

Avaliação de Recuperação – Física 1° bimestre

1. Determine a distância percorrida por um carro que se movimenta, com velocidade constante de 54 km/h durante meia hora. (1,0)
2. Um nadador, recordista mundial, percorre uma distância de 10 m, em nado livre, em um tempo de 50 s. Qual a velocidade neste nadador?(1,0)
3. Deseja-se calcular a distância que um carro, com velocidade constante de 72 km/h, percorre em um tempo de 20 s.
a) Qual a providência que se deve tomar antes de substituir estes valores, e calcular o que se é pedido? (0,5)
b) Sabendo-se que 3,6 km/h = 1m/s, expresse 72 km/h em m/s. (0,5)
c) Feito isso, calcule a distância percorrida. (1,0)
4. Um automóvel percorre uma distância de 150 km desenvolvendo nos primeiros 20 km, uma velocidade média de 80 km/h e, nos 30 km restantes, uma velocidade média de 6.0 km/h.
a) Qual o tempo total da viagem? (2,0)
b) Qual foi a velocidade média do automóvel no percurso total?(1,0)
5. Imaginemos, hipoteticamente, que um carro percorresse um trecho de 400 km em 4 h, com velocidade escalar constante.
a) Quantos quilômetros ele percorreria em 1h? (0,5)
b) Em quantas horas ele faria a metade do percurso? (0,5)
6. Um trem que se move a 54 km/h e cujo comprimento é 100 metros, gasta 40 s para atravessar um túnel. Calcule o comprimento do túnel. (2,0)


RESPOSTAS

1°s Anos - Exercícios para entregar dia 18/05/2010

1.Um ponto material percorre uma reta com velocidade constante. Estabelecendo um eixo de coordenada sobre essa reta, verifica-se que a posição desse ponto material no instante t0 = 0 é S0 = 200m e, no instante t = 5,0s, é s = 500m. Determine

a) sua velocidade
b) a função da posição em relação ao tempo
c) posição no instante t = 20s
d) o instante em que a posição é s = 2000m

2.Um móvel, percorrendo uma reta com velocidade constante, esta no instante inicial t0 = 0 a 60m da origem de um eixo de coordenadas fixado a essa reta. Depois de 10s ele esta a 10m da origem. Determine:

a) a velocidade do móvel
b) a função da posição em relação ao tempo
c) a posição no instante t = 20s
d) o instante em que o móvel passa pela origem

3.Um móvel que se desloca com velocidade constante de 72 km/h persegue outro que se desloca com velocidade de 54 km/h, no mesmo sentido e na mesma estrada. O primeiro encontra-se a 200 m atrás do segundo no instante:
a) t=10s
b) t=20s
c) t=30s
d) t=40s
e) t=50s

OBS: Questão valida somente com as contas justificando a resposta