segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A INTERNET É MAIS DO QUE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO


Pode parecer irrelevante um post com esse título nos dias de hoje, mas se você parar para observar como a rede mundial de computadores interligados – internet – é uma maneira muito eficiente de se ter acesso a um grande número de informações de forma simultânea, dando oportunidade de se interagir com outras pessoas e se debater sobre assuntos relevantes. A internet facilita a resolução de problemas em comum sem que haja necessidade de se sair de casa para reunir-se em um mesmo lugar e hora, mas mesmo com essa vantagem ela não pode e não deve substituir o diálogo pessoal, face a face.
A internet é uma ferramenta maravilhosa, porém nem sempre é usada corretamente e acaba trazendo conseqüências desagradáveis quando usada por pessoas inescrupulosas ou mal intencionadas que provocam grandes estragos em empresas e na vida de pessoas. Por isso, é preciso que se tenha responsabilidade para manipular uma ferramenta tão importante nos dias de hoje.
As pessoas ainda não perceberam as modificações que a internet pode fazer em suas vidas e a rapidez com que isso ocorrerá.
Apesar do seu funcionamento já existir a alguns anos, somente nos últimos, com o aparecimento do acesso rápido, é que ela realmente começou a influenciar vidas.
A melhor imagem que se pode fazer da internet é pensar que o mundo, antes dela, era formado por milhões de cabeças pensantes e que, com o seu advento, passou a ser apenas uma cabeça pensante composta por aquelas originais que se transformam em neurônios de um cérebro mundial, aos quais estão, sempre, em comunicação entre si.
Todos esses aspectos fazem com que a internet deixe de ser somente um canal de comunicação.


Para refletir.... A comunicação que informa ao mesmo tempo deforma se não soubermos utilizá-la de maneira agradável e enriquecedora.

Um comentário:

  1. Oi Renata,
    Muito bom o seu texto. Faltou apenas uma reflexão mais focada na educação e em comunidades de aprendizagem.
    Um super abraço
    Kassandra

    ResponderExcluir