quinta-feira, 20 de maio de 2010

Para os 1ºs Anos - Lista de Exercício Aceleração Média

1) Um veiculo aumenta sua velocidade de 15 m/s para 20 m/s num intervalo de tempo de 10 s .Nesse intervalo de tempo, qual foi sua aceleração média?
2) um rapidíssimo atleta olímpico, numa corrida de 100 m rasos, partindo do repouso (vo= 0) atinge 5 s, a velocidade v=10 m/s. Determine a aceleração escalar média nesses primeiros 5s de corrida.
3) Em 4 s, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a aceleração média?
4) Ao decolar, um avião leva 20 s para atingir uma velocidade de 60 m/s. Calcule o valor de sua aceleração.
5) Um automóvel desloca-se durante 5 s com aceleração média de 2 metros por segundo ao quadrado. Sabendo-se que sua velocidade inicial é de 4 m/s, encontre sua velocidade final
6) Um móvel parte com velocidade de 10 m/s e atinge 40 m/s, descolando-se com aceleração média de 5 metros por segundo ao quadrado. Qual é o tempo transcorrido no percurso?
7) O guepardo´é capaz de alcançar a velocidade de 72 km/h em 2 s. Qual a aceleração do guepardo em metros por segundo ao quadrado?
8) Um foguete espacial pode atingir 600 m/s depois de 20 s do lançamento. Qual a aceleração média do foguete?
9) Uma motocicleta que vinha a 20 m/s levou 10s para parar. Calcule a aceleração.
10) Um carro teve que reduzir sua velocidade de 20 m/s a 14m/s para passar por um radar eletrônico. O tempo total gasto para esta redução foi de 2s. Qual a aceleração do carro?
11) Qual a diferença entre movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado?
12) Partindo do repouso, quanto tempo um carro leva para atingir a velocidade de 40 m/s com aceleração constante de 2 metros por segundo ao quadrado?
13) Um passáro que , em 3 s altera sua velocidade escalar de 2m/s para 11 m/s tem qual aceleração escalar média?
14) Matematicamente, diz-se que, nos movimentos acelerados, o módulo da velocidade aumenta, enquanto nos retardados , o módulo diminui. A seguir, as tabelas a baixo expressão alguns exemplos. Calcule em cada uma delas a aceleração média e identifique o tipo de movimento:
a) V ( m/s)
t ( s)

b) V ( m/s)
t (s)

c) V ( m/s)
t (s)

d) v(m/s)
t (s)

8 comentários: