domingo, 29 de novembro de 2009

AUGUSTIN LOUIS CAUCHY




AUGUSTIN LOUIS CAUCHY


Nascimento 21 de Agosto de 1789 - Paris

Falecimento 23 de maio de 1857 - Paris

Nacionalidade Francês

Campo Matemática

Conhecido por

Desigualdade de Cauchy-Schwarz, Sucessão de Cauchy, Distribuição de Cauchy, Desigualdades de Cauchy, Tensor tensão, Produto de Cauchy, Fórmula integral de Cauchy, Horizonte de Cauchy, Teorema de Picard-Lindelöf, Teste da raiz

Nascido em 21 de Agosto de 1789 em Paris na França em plena revolução francesa no seu período mais sangrento. Sua família mudou para Arcueil quando ele tinha 4 anos, por seu pai temer por sua vida, vivendo apenas com frutas e vegetais que colhia. Foi educado pelo próprio pai na infância, desde novo conheceu vários cientistas famosos, como: Laplace seu vizinho e Lagrange seu patrocinador. Assim, sendo visitado regularmente por eles em sua casa, Lagrange tinha um interesse maior pelo jovem em sua educação e instruiu que fosse dada uma base em línguas e só depois começar a estudar matemática.

Em 1802 Cauchy entrou na École Centraledee Panthéon, durante 2 anos estudando línguas clássicas. Em 1804 tomou aulas de matemática e foi examinado por Biot na École Polytéchnique em 1805 e ficou em 2º lugar, onde teve aulas com Lacroix, de Prony e Hachette, sendo tutorado em análise por Àmpère. Formou-se em 1807 na escola de engenharia École dês Ponts Et Chaussées, onde foi brilhante.

Sendo sempre um estudante excepcional e prático foi designado a trabalhar sob a supervisão de Pierri Girard, com o projeto do Canal Ourcq. Terminou em 1810 a engenharia civil, seu 1º emprego foi em Cherboug com apoio á frota de Napoleão na invasão da Inglaterra. Católico devoto que com a religião causou-lhe problemas.

Cauchy dedicou-se intensamente á pesquisa matemática, provando em 1811 que os ângulos de um poliedro convexo são determinados por suas faces. Foi encorajado por Legendre a publicar artigos de poliedros á fórmula de Euler e também que o número máximo de poliedros regulares é nove (1812).

Doente voltou á Paris, onde onde seus trabalhos tinha mais expressão na pesquisa matemática. Sua doença não era física e sim uma depressão.

Em Paris investigou funções simétricas e escreveu um memorando em novembro de 1812, que veio a ser publicado num jornal da Ècole Polytéchnique em 1815, era para ele ter regressado á Cherbourg após sua recuperação em 1812, mas ia contra suas ambições matemáticas.

Cauchy pretendia uma carreira acadêmica na matemática, pedindo um lugar no Berau dês Longitudes, que fora recusado por pertencer a Legendre. Em 1814 publicou sobre integrais definidos, que tornou a base da teoria das funções complexas. Foi nomeado professor assistente de Análise na École Polytéchnique, ficando responsável pelo 2º ano do curso. Provando o teorema que Fermat deixara a posteridade, e em 1815, ficou em evidencia: ( todo número integral positivo é a soma de três triângulos, 4 quadrados, cinco pentágonos, seis hexágonos etc... Com a teoria da propagação de ondas na superfície de fluídos pesados, publicado com mais de 500 páginas e ganhou o grande prémio da academia. Ele inventou o método das características, com 27 anos tornou-se professor da Escola Politécnica de Paris e membro da academia de ciências. ( honra das mais altas dadas á um cientista ).

Porém como Napoleão havia sido subvertido e os Bourbons sido devolvidos ao trono, sua posição ficou cheio de controvérsias.

O novo rei removera todos os partidários, inclusive Gaspard Monge um dos maiores matemáticos na França, sendo uma afronta. Cauchy foi nomeado inspetor, professor adjunto e finalmente catedrático. Em 1817 ocupou lugar de Brot no College de France.

Foi o 1º a estudar rigorosamente as condições de convergência e divergência de séries infinitas, além da definição de integral. Elaborou em 1821 os teoremas básicos do cálculo, em 1826 teve o início do cálculo em resíduos, em 1829 definiu o conceito de função complexa de variável complexa. Ele tinha péssima relação com seus colegas matemáticos e cientistas. Em 1830 o rei Charles obrigou a todos os sócios da academia o juramento de submissão, Cauhy se recusou e acabou se exilando na Suíça sem sua família, onde lecionou na universidade de Turim ( 1831 á 1833 ). Também lecionou mecânica celestial na Sordome e regressou á Paris em 1838 e recuperou sua posição acadêmica.

Cauchy além de ter contribuído com equações diferenciais, aplicações para física matemática e astronomia matemática seu 4º volume do texto publicado em 1840 e 1847 foi de extrema importância. Foram inscritos por ele 798 artigos e a obra Completes d’ Augustin Cauchy 1882-1970 publicada em 27 volumes. Em seus importantes trabalhos temos também: Teorema do integral de Cauchy, Condições de Cauchy - Riemann, Sucessão de Cauchy.

Sendo liberado do juramento de fidelidade dois dos mais conhecidos homens da ciência: Cauchy e Arago. Quando assumiu a cadeira de matemática da Faculte dês Siences que ocupou pelo resto de seus dias. Elaborando a teoria da Elasticidade criou o número de Cauchy ( Ca=r v2/e= v2/h ).

Escreveu teoremas sobre séries infinitas e faleceu em Sceaux, próximo de Paris na França. O total de seus trabalhos alcançam 789 artigos sendo 24 volumes. É um maiores matemáticos dos tempos modernos, renovando a análise matemática com o uso de métodos rigorosos, era também caridoso, aliás era seu passatempo favorito a caridade.

Além de numerosas contribuições para ciência, especialmente com sequências e séries convergentes que mudaram o rigor da matemática da época. Desenvolveu o critério que determina uma série infinita se é convergente ou divergente. Levou o 1º passo para unificar a ciência.

Foi também importante para as escritas onde publicou com regularidade 45 anos de vida científica. Deve-se a ele o conceito de limite, continuidade, diferenciação e integração, desenvolveu os princípios fundamentais de Vandermonde e Laplace, importante para teoria dos determinantes. No fim da vida perdeu o senso comum tentando converter todos á sua religião. Morreu aos 68 anos em 23 de maio de 1857, com bronquite e foi tomado por uma febre fatal. Antes de morrer disse sua últimas palavras ao arcebispo: “ O homem morre, mas sua obra permanece”.

Referências Bibliográficas :
Sites :
www.ime.unicamp.br
www.dec.ufcg.edu.br
www.cwx.prenhall.com
www.e-escola.pt
www.professorrobson.hpg.ig.com.br
http://es.geocities.com/christianjqp1/especial/biografia/cauchy.html
http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/Monografia_Jurandir.pdf
Livros :
Acervo da Biblioteca IMES - USP
1) A rainha das Ciências
Editora Livraria da Física
Gilberto Geraldo Garbi
2) Introdução à História da Matemática
Editora Unicamp
Howard Eves (tradução Higyno H Domingues)
3) Curso de História da Matemática, Origens e desenvolvimento do Cálculo.
Editora Universidade de Brasília
Margaret E Baron (tradução José Raimundo Braga Coelho)
4) A Análise Matemática
Difusão Européia do Livro
André Delachet (tradução Gita K Ghinzberg)
Acervo da Biblioteca UNIABC
1) História da matemática
Editora Edgard Blücher
Carl B Boyer (tradução Elza F Gomide)
2) Análise Matemática para Licenciatura
Editora Edgard Blücher
Geraldo Ávila
3) Variáveis Complexos e Aplicações
Editora LTC – livros Técnicos e Científicos
Geraldo Ávila


Trabalho completo. Disponível em: http://www.4shared.com/file/162320894/b686a3db/Cauchy_Pronto.html.




2 comentários:

  1. Boa noite.

    Vejo que fizeram um único resumo para todos do grupo.

    Professora Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata.
    Somente duas sugestões para ficar lindo.
    1. Dê um espaço entre os parágrafos para a leitura ser executada de forma mais suave.
    2. Use a apostila que enviei por e-mail para organizaer a sua bibliografia conforme a ABNT.
    Bjs
    Profa. Kassandra

    ResponderExcluir