sexta-feira, 23 de abril de 2010

Para as 8ªs séries: Texto 3




O Átomo

Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os gregos antigos foram os primeiros, a saber, que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos, porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons.
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contêm a maior parte da massa do átomo.

O Interior do Átomo

No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária.
O Número de prótons no núcleo estabelece o número atômico do elemento químico e, o número de prótons somado ao número de nêutrons é o número de massa atômica. Os elétrons ficam fora do núcleo e tem pequena massa.
Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado em 8 elétrons por camada.


Características das Partículas:

Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária.
Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.

Íons
De maneira simples, os íons são átomos que, por um motivo qualquer, perderam ou ganharam elétrons. Quando um átomo perde elétrons se torna um íon positivo ou cátion, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar elétrons, torna-se um íon negativo ou ânion. Os átomos dos elementos químicos tendem a estabilizar a última camada ganhando ou perdendo elétrons, ou seja, para a maioria há necessidade de se transformar em íons. Existem, por tanto, dois tipos de íons: os de carga elétrica positiva e os de carga elétrica negativa. Os íons positivos são denominados cátions e os íons negativos são denominados ânions.


Número Atômico (Z): é o número de prótons do átomo.
Número de Massa (A): é o número de prótons + o número de nêutrons

A = p + n ou A = Z + n

Elemento Químico: é o conjunto de átomos com o mesmo número de prótons

Número Atômico: é o número de prótons que um átomo possui.

Massa M
Prótons p
Elétrons e
Nêutrons n
Número Atômico Z

Distribuição dos Elétrons no Átomo

No modelo Rutherford-Bohr, os elétrons giram em torno do núcleo em diferentes órbitas. Essas órbitas têm raios diferentes, isto é, estão a distancias variadas no núcleo. Um conjunto de órbitas que estão a uma mesma distância do núcleo é chamado de Camada Eletrônica.


Níveis Eletrônicos K L M N O P Q
Número Máximo de Elétrons 2 8 18 32 32 18 2

Na ultima camada de um átomo, o maior número possível de elétrons é 8, com exceção das camadas K e Q, ou seja, da primeira e da sétima, que nunca possuem mais que 2 elétrons. Além, disso, as camadas intermediarias, entre a primeira e a ultima, também admitem um número máximo de elétrons para cada uma, conforme a tabela a cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário