domingo, 18 de abril de 2010

Para os Alunos de Ciências - 8ªs séries - Texto 1

CONCEITO DE MISTURA

Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades características. Toda mistura é constituída por moléculas ou íons, pertencentes a substâncias diferentes.

TIPOS DE MISTURAS

As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

• Misturas Homogêneas

Misturas que possuem as mesmas propriedades em toda sua extensão. Não é possível notar superfície de separação entre seus componentes, mesmo que em nível em microscópico. Exemplo: Álcool + Água, Água + NaCl (sal de cozinha).

• Misturas Heterogêneas

Misturas que possuem propriedades diferentes em sua extensão. Pode-se notar superfície de separação entre os componentes. O componente mais denso encontra-se na parte inferior numa mistura líquida. São misturas polifásicas. Exemplo: Água + Gasolina, a água é mais densa do que a gasolina ficando na parte inferior.

A seguir estão listadas algumas técnicas de separação de misturas heterogêneas:

Catação: Utilizada para separar os componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos, manualmente ou usando uma pinça. Exemplo: Separar a pedra do feijão

Peneiração: Separação de componentes de uma mistura constituída de dois ou mais sólidos com certa diferença de tamanho dos mesmos. Exemplo: Separar areia de cascalho.

Ventilação: Utilizada na separação de um sólido do outro tendo-se um deles muito mais leve do que seu concorrente. Exemplo: Separação de cascas de arroz em máquinas de beneficiamento.

Levigação: Separação de sólidos de densidades diferentes através de uma corrente de água.Exemplo: Separação de ouro em garimpos.

Separação magnética: Quando uma das substâncias que se deseja separar é atraída por um imã.Exemplo: Separar alumínio do ferro.

Flotação: Utiliza-se um líquido de densidade intermediária para separar sólidos de densidades diferentes. Exemplo: Areia de serragem.

Dissolução Fracionada: Quando certo líquido tem a propriedade de dissolução de determinado sólido. Em seguida é utilizada a filtração ou destilação. Exemplo: sal de cozinha da areia.

Filtração Simples: Separar um sólido de um líquido, por meio de uma superfície porosa. Também serve para separar sólido de um gás.

Decantação: Quando se tem líquidos de diferentes densidades ou sólido de um líquido.Sólido/líquido: deixa-se repousar para que o sólido acame e com cuidado transfere-se o líquido para outro recipiente. Método bem primitivo, mas que funciona muito bem, dependo da precisão requerida. Líquido/líquido: O líquido mais denso concentra-se no fundo e é retirado também com cuidado.

Centrifugação: Através de um movimento de rotação tem-se a deposição das partículas sólidas no fundo do recipiente podendo, assim, serem separadas do líquido. Podendo também ser utilizados com líquidos de densidades diferentes.

Câmara de Poeira: Processo utilizado industrialmente para separar gases de sólidos. A mistura é forçada a passar por um tubo com barreira físicas aonde os sólidos vão sendo depositados.

A seguir estão listadas algumas técnicas de separação de misturas homogêneas:

Cristalização: Separação de dois componentes de uma mistura homogênea sólido-líquido. A mistura fica submetida, em recipiente aberto, à ação do calor. Ocorre a evaporação do líquido e a cristalização do sólido.

Fusão Fracionada: Mistura homogênea sólido-sólido. À medida que a temperatura vai aumentando um componente se funde primeiro do que o outro permitindo a separação.

Destilação Simples: Mistura homogênea sólido-líquido, como por exemplo, água + sal de cozinha. A temperatura do sistema é elevada de maneira que o líquido sofre ebulição. O líquido é posteriormente condensado sendo posteriormente recuperado.

Destilação Fracionada: Separação de misturas homogêneas de dois ou mais líquidos. Aquece-se o sistema. O primeiro líquido a ser destilado é o que possuí menor ponto de ebulição. Após isso a temperatura volta a elevar-se alcançando o ponto de ebulição do próximo líquido. Ocorrendo uma condensação dos líquidos evaporados. Exemplo: Água de Álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário